Você tem uma vaquinha?

O que ando aprendendo nesta caminhada sobre a Terra

Você tem uma vaquinha?

Um dia eu estava na seção Santos da antiga Eletropaulo (hoje CPFL), na Av. Rangel Pestana e em uma das paredes havia um cartaz com um texto que achei muito bom e que compartilho com vocês.

Um velho sábio e um jovem discípulo peregrinavam pelo interior de seu país quando se depararam com um pequeno sítio. O Sítio estava em más condições de conservação, o mato estava alto, a cerca caindo aos pedaços, as portas de madeira apodrecendo. Do lado de fora havia uma vaca leiteira próximo a um barranco. Parecia ser o único animal do sítio.
O velho então decidiu fazer uma visita. Bateu à porta e um moço magrelo e maltrapilho atendeu a porta. O velho então perguntou como andavam as coisas por aqueles lados a que o moço respondeu que as coisas estavam muito ruins e difíceis, que na casa viviam 6 pessoas: Um casal de idosos, que estavam com problemas de saúde, ele com a esposa e mais duas crianças mal vestidas e aparentemente mal nutridas.
O velho sábio perguntou como eles faziam para se sustentar enquanto o jovem díscipulo escutava tudo atentamente.
O moço respondeu que eles tinham uma vaquinha leiteira que eles tiravam leite. Uma parte do leite eles reservavam para uso próprio e a outra eles vendiam no mercado e com o dinheiro obtido compravam mantimentos.
O velho sábio se despediu desejando boas coisas a todos.
Quando já estavam saindo do sítio ele se dirigiu a seu díscipulo e ordenou que empurrasse a vaca no barranco abaixo.
O Jovem ficou estupefato com tal ordem e questinou porque ele queria fazer aquilo.
‘Esta vaca é o único sustento desta família e o senhor quer que eu a empurre no barranco? Assim ela vai morrer e provavelmente esta família vá sofrer muito’, disse ele.
O sábio apenas respondeu que confiasse nele.
O Jovem então mesmo contrariado fez o que lhe foi ordenado e assim a vaca morreu e eles foram embora.
Meses depois eles retornaram ao local e quase não reconheceram o lugar. O mato estava cortado, a cerca toda arrumada, a casa toda pintada. Haviam mais contruções ao redor para criação de aves e porcos e até uma horta que estava muito bem cuidada.
O jovem bateu a porta e o mesmo moço de antes atendeu a porta, mas agora estava com uma aparência muito melhor. As crianças brincavam com brinquedos e livros, a esposa cuidava do almoço e os velhos pareciam mais saudáveis.
Então perguntaram a ele o que havia ocorrido a que ele respondeu:
‘Tinhamos uma vaquinha que nos dava o sustento, mas ela caiu no barranco e morreu. Como não tinhamos do que nos sustentar fui procurar trabalho. Depois fomos consertando o sítio e resolvemos criar outros animais para ajudar na renda. Agora todos nós trabalhamos no sítio, cuidando dos animais, da horta e as crianças estão na escola.’

Havia ao final do texto um “MORAL DA HISTÓRIA” nos questionando se na nossa vida não tinhamos a nossa vaquinha que nos impedia de se esforçar mais para progredir.
Eu já tive a minha vaquinha, já me sustentei somente dela. Felizmente não esperei que ela morresse para procurar melhorar.
E você? Tem sua vaquinha?

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.